A Era-Arqueologia realizou mais uma sessão com o público mais novo, destinada a transformar o contacto com a Arqueologia e com a Pré-história numa experiência divertida e de elevado potencial didáctico. Na deslocação à EB1/JI das Galinheiras (freguesia da Ameixoeira, Lisboa) o objectivo foi transmitir conhecimentos sobre a Arqueologia e a Pré-história de forma amena e divertida e assim despertar a curiosidade sobre os temas arqueológicos e promover o respeito pelo património histórico-arqueológico. Na base está a ideia de que não se pode gostar daquilo que não se conhece.
Contámos aos alunos o que é que fazem os arqueólogos, donde é que vem a informação que encontram nos seus livros de história, de que maneira é que os objectos que encontramos enterrados podem contar histórias sobre o passado, o que diriam os objectos que usamos se fossem interpretados por arqueólogos do futuro, o que é uma estratigrafia arqueológica, etc.
A experiência diz-nos que esta abordagem pragmática, para além de promover uma compreensão mais profunda sobre a intensa ocupação, ao longo de milhares de anos, do território que hoje habitamos, gera uma vinculação positiva entre as crianças e o património arqueológico que subjaz a todos os passos do seu dia-a-dia e que devem cuidar e respeitar.
Esta iniciativa integra-se na parceria que a Era Arqueologia mantém, há já algum tempo, com o projecto Tesouros da Ameixoeira(http://www.facebook.com/tesouros.ameixoeira).
Coordenação de Projecto: Lucy Evangelista e Mafalda Capela
Parabéns! Contudo, é realmente bizarro que a legislação da Arqueologia portuguesa seja tão detalhada em certos aspectos e deixe este tipo de acções, do âmbito da Educação Patrimonial, completamente de fora. É o eterno problema de uma Arqueologia e de um Património excessivamente distante dos cidadãos e tendencialmente virada para os próprios profissionais. Na ERA prosseguiremos uma via bem diferente, assente numa obrigação de comunicar.
ResponderEliminarPrezado Miguel, boa tarde!
ResponderEliminarMuito interessante seu blog!
Gostaria que visitasse o nosso, lá encontrará uma ferramenta super interessante para a Arqueologia!
Segue:
http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/03/escavacoes-no-passado-para-entender-o.html
Obrigada, abraço!