quinta-feira, 8 de março de 2012

0031 - A Era regressa à Ameixoeira


A Era-Arqueologia realizou mais uma sessão com o público mais novo, destinada a transformar o contacto com a Arqueologia e com a Pré-história numa experiência divertida e de elevado potencial didáctico. Na deslocação à EB1/JI das Galinheiras (freguesia da Ameixoeira, Lisboa) o objectivo foi transmitir conhecimentos sobre a Arqueologia e a Pré-história de forma amena e divertida e assim despertar a curiosidade sobre os temas arqueológicos e promover o respeito pelo património histórico-arqueológico. Na base está a ideia de que não se pode gostar daquilo que não se conhece.

Contámos aos alunos o que é que fazem os arqueólogos, donde é que vem a informação que encontram nos seus livros de história, de que maneira é que os objectos que encontramos enterrados podem contar histórias sobre o passado, o que diriam os objectos que usamos se fossem interpretados por arqueólogos do futuro, o que é uma estratigrafia arqueológica, etc.

A experiência diz-nos que esta abordagem pragmática, para além de promover uma compreensão mais profunda sobre a intensa ocupação, ao longo de milhares de anos, do território que hoje habitamos, gera uma vinculação positiva entre as crianças e o património arqueológico que subjaz a todos os passos do seu dia-a-dia e que devem cuidar e respeitar.

Esta iniciativa integra-se na parceria que a Era Arqueologia mantém, há já algum tempo, com o projecto Tesouros da Ameixoeira(http://www.facebook.com/tesouros.ameixoeira).


Coordenação de Projecto: Lucy Evangelista e Mafalda Capela

2 comentários:

  1. Parabéns! Contudo, é realmente bizarro que a legislação da Arqueologia portuguesa seja tão detalhada em certos aspectos e deixe este tipo de acções, do âmbito da Educação Patrimonial, completamente de fora. É o eterno problema de uma Arqueologia e de um Património excessivamente distante dos cidadãos e tendencialmente virada para os próprios profissionais. Na ERA prosseguiremos uma via bem diferente, assente numa obrigação de comunicar.

    ResponderEliminar
  2. Prezado Miguel, boa tarde!

    Muito interessante seu blog!

    Gostaria que visitasse o nosso, lá encontrará uma ferramenta super interessante para a Arqueologia!

    Segue:

    http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/03/escavacoes-no-passado-para-entender-o.html

    Obrigada, abraço!

    ResponderEliminar