quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

0017 - Comunicar para quebrar barreiras




Divulgar os resultados dos projectos que concretizamos é essencial para cumprir a nossa missão. Em Portugal, faz-se muita Arqueologia e, apesar dos problemas, os investimentos são avultados. Infelizmente, para além dos níveis de exigência dos arqueólogos e da sociedade serem relativamente baixos, é gritante uma generalizada dificuldade em comunicar aquilo que ao longo dos dias, meses ou anos se vai fazendo por este país fora. Os clientes pagam e normalmente apenas recebem um "papel" que permite avançar uma obra; os arqueólogos, na sua maioria desmotivados, mergulham em rotinas sem grande sentido; a tutela, desmantelada e sem rumo concreto, pouco mais faz do que condicionar um pouco a realidade. Quanto aos cidadãos, de quase nada sabem, mesmo quando têm Arqueologia à porta de casa. Tudo isto porque quase ninguém comunica.

Todos saímos a perder com este estado de coisas. E por isso, a ERA continua inconformada e a prosseguir um esforço permanente de divulgação.

Hoje foi mostrado a uma equipa um vídeo sobre o projecto em curso no terreno (projecto da Omniknos, empresa do grupo da ERA). Uma produção profissional que constitui uma experiência inovadora. No fundo, uma homenagem a todos os que tornam real o projecto: arqueólogos, operários, cliente, tutela. O próximo passo é o público em geral. Porque a Arqueologia tem que quebrar barreiras e abrir-se à sociedade que deve servir.

3 comentários:

  1. Começar por pequenas iniciativas, eis o segredo. E, devagarinho, ir marcando a diferença. Foi muito gratificante ter feito parte deste projecto.

    ResponderEliminar
  2. Afinal, há luz no fundo do túnel. Quando se quer, quando se unem esforços, quando se pensa e se inova, e principalmente, quando se "fecha o círculo" através de iniciativas como esta, a arqueologia ainda faz sentido. Isto só prova que a diferença entre o possível e o impossível é, indiscutivelmente, a nossa vontade (não fui eu obviamente que escrevi esta frase). Os meus sinceros parabéns a toda a equipa da Omniknos e da ERA, pelo trabalho realizado neste sítio e pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  3. "Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde está o palácio se o não fizerem ali?"
    Bernardo Soares, O Livro do Desassossego.

    ResponderEliminar