terça-feira, 31 de janeiro de 2012

0016 - Trabalhos Arqueológicos no futuro Centro de Saúde de Alhandra


Os trabalhos arqueológicos na Antiga Igreja de S. Francisco foram realizados no âmbito do empreendimento da construção do futuro Centro de Saúde de Alhandra e foi realizado pela Era – Arqueologia, S.A. em Janeiro de 2012. Este trabalho consistiu na realização de 16 sondagens de diagnóstico, que permitiram a determinação da planta e dimensão da Igreja de S. Francisco, a delimitação da área utilizada enquanto necrópole, tanto no interior como no exterior do edifício, assim como a identificação de contextos arqueológicos preservados e estruturas contíguos à antiga Igreja e que poderão estar relacionados com as antigas edificações que rodeariam a mesma.

Foi ainda possível registar uma fase de construção anterior a este edifício, através da existência de estruturas e compartimentos sob os alicerces desta Igreja. É provável, tal como consta nas memórias paroquiais de Alhandra datadas do ano de 1758, que as estruturas identificadas possam corresponder a uma antiga ermida sob a qual se fundou a Ordem Terceira de S. Francisco, no ano de 1721.

Face à importância destes contextos para a construção da história local e regional, foi proposta a escavação arqueológica integral da área a afectar pela construção do futuro edifício do Centro de Saúde, com vista a salvaguardar o património identificado pelo registo arqueológico.

2 comentários:

  1. Uma exelente intervenção num espaço com elevada sensibilidade arqueológica (necropole), demonstrando que os diagnósticos prévios são extremamente uteis!

    ResponderEliminar