domingo, 29 de janeiro de 2012

0015 - Diagnósticos pouco fiáveis...



A ERA terminou mais um diagnóstico arqueológico, desta vez em Alhandra. Mais uma vez a Arqueologia surge tarde e a más horas. Mais uma vez, alguém planeou e projectou uma obra incorrectamente, talvez por ter sido mal informado. Mais uma vez alguém, numa autarquia, aprovou uma obra sem dados arqueológicos prévios suficientes e consistentes. Mais uma vez alguém, no IGESPAR, não chumbou um primeiro diagnóstico realizado por arqueólogos da autarquia que de tão limitado nunca deveria ter sido encarado como fiável; mais uma vez alguém se esqueceu de dimensionar financeiramente uma obra; mais uma vez alguém fez de conta que nada ali existia.

O diagnóstico que agora foi realizado, já em fase de arranque de obra e adjudicado à ERA pelo mpreiteiro, veio a revelar abundantes e importantes vestígios relativos à história local, a partir do período medieval, incluindo a contextos relacionados com a antiga Igreja de S. Francisco, a sua necrópole e envolvente urbana.

Agora, face a uma “surpresa”, mais uma vez a Arqueologia é um problema, um “bode-expiatório”. Que podia ser evitado. Que podia ser detectado, dimensionado e tratado atempadamente. Agora, porque nada foi planeado, a obra avançará sacrificando-se o Património de todos nós?

Acredito em diagnósticos arqueológicos de qualidade. Diagnósticos que informem, com verdade, as escolhas que pretendemos para gerir a forma de estar no nosso território repleto de vestígios do passado, que devemos gerir com ponderação.

1 comentário:

  1. Este país está mais acostumado com diagnósticos de 6 meses de escavação q vão dar em 2,5 anos (qdo desdo o início sabe-se do potencial do sítio) dá pena dos profissionais q estão nesta área não pq ela tem um potencial para enriquecer um gajo, ms pq gostam do q fazem. Ai,... como já dizia um poeta da minha terra: "Minha terra tem palmeiras,
    Onde canta o Sabiá;
    As aves, que aqui gorjeiam,
    Não gorjeiam como lá,...
    Bom trabalho, gente e continuem a remar!

    ResponderEliminar